quinta-feira, 16 de abril de 2015

BERÇÁRIO II- Os sentidos

UTILIZANDO OS SENTIDOS: CORES, FORMAS, SABORES, TEXTURAS, 
ODORES E SONS.

Utilizando os sentidos”, tema que está sendo trabalhado com alunos
 dos berçários, foi escolhido por fazer parte do nosso universo. 
Foram selecionadas atividades que estimulassem o desenvolvimento
 das percepções sensoriais das crianças, na medida em que os sentidos
 são trabalhados com essa faixa etária e que integra o cuidar-educar-brincar.
Nesta fase, a criança está sempre à procura das descobertas e explorando 
o seu ambiente. Já nos primeiros meses de vida, a criança vive imersa em impressões sensoriais: frio, calor, fome, dor, entre outros. De acordo com as 
etapas do desenvolvimento, ela reconhece e compreende o que está ao seu redor, fazendo uso dos cinco sentidos: paladar, olfato, visão, tato e audição, onde as vivências ajudam a entende melhor a importância de cada sentido e como eles interagem com o meio e como forma de auto-conhecimento e conhecimento de mundo.
Entendemos que as crianças interagem com o meio por meio de um sistema
 integrado composto por múltiplas linguagens, o que permite a ela apropriar-se
 do mundo. Uma das formas privilegiadas para a criança pequena comunicar-se 
com o mundo é através dos sentidos. Nesse espaço de interlocução com o mundo
quando vivencia, brinca, manuseia, fala, acreditamos que o mundo faz sentido 
para elas. A relação parceria educador-criança e este enquanto mediador do conhecimento, é a forma privilegiada como meio de comunicação e ao mesmo 
tempo específica. Assim acreditamos que é desta forma que há compreensão. 
É por meio dessa linguagem corporal e expressiva que essa compreensão pode
 acontecer.Logo, inicia explorações: agarra objetos, coloca objetos na boca, procura 
sons e objetos ao seu redor; descobre o tamanho, a forma, a textura e o peso de tudo
 que está a sua volta. 
                                                                       PROFES: CARINA, DARLENE E MARILIA.











Os preparativos para o Dia das Mães começaram:


SEMANA DAS MAMÃES....
O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para se 
trabalhar, não há aquela criança que não fique empolgada
 quando fala da mamãe. Sensibilizar os alunos sobre a 
importância de comemorarmos o dia das mães. 
Desenvolver a criatividades dos pequenos.........
São os objetivos propostos nesta semana.
ATIVIDADES
Confeccionar lembranças e cartões para presentear às mães.
Colagem: (recortes e colagem de figuras de revistas);
Historinhas;
Confecção de cartazes:
Poema;
Cantigas;
'Batatinha quando nasce
se esparrama pelo chão.
Mamãezinha quando dorme
põe a mão no coração".













                                            
 PROJETO ALIMENTAÇÃO E HIGIENE

Incentivar aos bons hábitos alimentares.

  Identificar as preferências alimentar das crianças.

Conscientizar os alunos sobre a importância e os
motivos pelos quais nos alimentamos.

  Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde
dando ênfase aos alimentos saudáveis e a higienização dos alimentos.

  Identificar cores, texturas e os diferentes sabores das frutas.

 Introduzir os diferentes tipos de alimentos,
desenvolvendo os sentidos, estimulando  a linguagem oral e visual.

    Reconhecer a necessidade de higiene diária
    Reconhecer a importância de ingerir alimentos saudáveis e
higienizados para sua própria saúde.


ATIVIDADES

  Experimentar todas as frutas separadamente

  Confeccionar cartazes

 Trabalhar com as frutas de plástico

  Fazer uma salada de fruta.

  Rodinhas com músicas sobre alimentação como
“Comer, comer”, “Meu lanchinho”,"salada mista,Xuxa"
patati patatá “Hora da Refeição”.

  Histórias que envolvam alimentação

  Estimular as crianças a observarem as cores dos alimentos e suas texturas.

  Diferenciar alimentos que podem ser ingeridos com casca
  Dramatizar os alimentos com teatrinho de fantoche. 
 Filmes  (a sopa do neném, bolacha de água e sal, etc...);




















CONFECCIONANDO O MORANGO COM BOLINHAS DE PAPEL:











Identificando frutas:











Os alunos do Berçário II estão trabalhando  o  Projeto IDENTIDADE. O objetivo é propiciar o conhecimento do próprio corpo, os bons hábitos de higiene, trabalhar as diferenças e levar a criança às novas descobertas.




Profes: Daniela, Marília


Nenhum comentário:

Postar um comentário