UTILIZANDO OS SENTIDOS: CORES, FORMAS, SABORES,
TEXTURAS,
ODORES E SONS.
ODORES E SONS.
“Utilizando os
sentidos”, tema que está sendo trabalhado com alunos
dos berçários, foi escolhido por fazer parte do nosso universo.
Foram selecionadas atividades que estimulassem o desenvolvimento
das percepções sensoriais das crianças, na medida em que os sentidos
são trabalhados com essa faixa etária e que integra o cuidar-educar-brincar.
dos berçários, foi escolhido por fazer parte do nosso universo.
Foram selecionadas atividades que estimulassem o desenvolvimento
das percepções sensoriais das crianças, na medida em que os sentidos
são trabalhados com essa faixa etária e que integra o cuidar-educar-brincar.
Nesta fase, a criança
está sempre à procura das descobertas e explorando
o seu ambiente. Já nos primeiros meses de vida, a criança vive imersa em impressões sensoriais: frio, calor, fome, dor, entre outros. De acordo com as
etapas do desenvolvimento, ela reconhece e compreende o que está ao seu redor, fazendo uso dos cinco sentidos: paladar, olfato, visão, tato e audição, onde as vivências ajudam a entende melhor a importância de cada sentido e como eles interagem com o meio e como forma de auto-conhecimento e conhecimento de mundo.
o seu ambiente. Já nos primeiros meses de vida, a criança vive imersa em impressões sensoriais: frio, calor, fome, dor, entre outros. De acordo com as
etapas do desenvolvimento, ela reconhece e compreende o que está ao seu redor, fazendo uso dos cinco sentidos: paladar, olfato, visão, tato e audição, onde as vivências ajudam a entende melhor a importância de cada sentido e como eles interagem com o meio e como forma de auto-conhecimento e conhecimento de mundo.
Entendemos que as
crianças interagem com o meio por meio de um sistema
integrado composto por múltiplas linguagens, o que permite a ela apropriar-se
do mundo. Uma das formas privilegiadas para a criança pequena comunicar-se
com o mundo é através dos sentidos. Nesse espaço de interlocução com o mundo
quando vivencia, brinca, manuseia, fala, acreditamos que o mundo faz sentido
para elas. A relação parceria educador-criança e este enquanto mediador do conhecimento, é a forma privilegiada como meio de comunicação e ao mesmo
tempo específica. Assim acreditamos que é desta forma que há compreensão.
É por meio dessa linguagem corporal e expressiva que essa compreensão pode
acontecer.Logo, inicia explorações: agarra objetos, coloca objetos na boca, procura
sons e objetos ao seu redor; descobre o tamanho, a forma, a textura e o peso de tudo
que está a sua volta.
integrado composto por múltiplas linguagens, o que permite a ela apropriar-se
do mundo. Uma das formas privilegiadas para a criança pequena comunicar-se
com o mundo é através dos sentidos. Nesse espaço de interlocução com o mundo
quando vivencia, brinca, manuseia, fala, acreditamos que o mundo faz sentido
para elas. A relação parceria educador-criança e este enquanto mediador do conhecimento, é a forma privilegiada como meio de comunicação e ao mesmo
tempo específica. Assim acreditamos que é desta forma que há compreensão.
É por meio dessa linguagem corporal e expressiva que essa compreensão pode
acontecer.Logo, inicia explorações: agarra objetos, coloca objetos na boca, procura
sons e objetos ao seu redor; descobre o tamanho, a forma, a textura e o peso de tudo
que está a sua volta.
SEMANA DAS MAMÃES....
O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso
para se
trabalhar, não há aquela criança que não fique empolgada
quando fala da mamãe. Sensibilizar os alunos sobre a
importância de comemorarmos o dia das mães.
Desenvolver a criatividades dos pequenos.........
São os objetivos propostos nesta semana.
trabalhar, não há aquela criança que não fique empolgada
quando fala da mamãe. Sensibilizar os alunos sobre a
importância de comemorarmos o dia das mães.
Desenvolver a criatividades dos pequenos.........
São os objetivos propostos nesta semana.
ATIVIDADES
Confeccionar lembranças e cartões para
presentear às mães.
Colagem: (recortes e colagem de figuras de
revistas);
Historinhas;
Confecção de cartazes:
Poema;
Cantigas;
'Batatinha quando
nasce
se esparrama pelo
chão.
Mamãezinha quando
dorme
põe a mão no
coração".
PROJETO ALIMENTAÇÃO E HIGIENE
Incentivar aos bons
hábitos alimentares.
Identificar
as preferências alimentar das crianças.
Conscientizar os
alunos sobre a importância e os
motivos pelos quais nos alimentamos.
Reconhecer
os alimentos que faz bem à nossa saúde
dando ênfase aos alimentos saudáveis e
a higienização dos alimentos.
Identificar cores, texturas e os diferentes sabores das frutas.
Introduzir os diferentes
tipos de alimentos,
desenvolvendo os
sentidos, estimulando a linguagem oral e visual.
Reconhecer
a necessidade de higiene diária
Reconhecer
a importância de ingerir alimentos saudáveis e
higienizados para sua
própria saúde.
ATIVIDADES
Experimentar
todas as frutas separadamente
Confeccionar
cartazes
Fazer uma
salada de fruta.
Rodinhas
com músicas sobre alimentação como
“Comer, comer”, “Meu
lanchinho”,"salada mista,Xuxa"
patati patatá “Hora da Refeição”.
Histórias
que envolvam alimentação
Estimular
as crianças a observarem as cores dos alimentos e suas texturas.
Diferenciar
alimentos que podem ser ingeridos com casca
Dramatizar
os alimentos com teatrinho de fantoche.
Filmes (a sopa do neném, bolacha de água e sal, etc...);
Filmes (a sopa do neném, bolacha de água e sal, etc...);
CONFECCIONANDO O MORANGO COM BOLINHAS DE PAPEL:
Identificando frutas:
Profes: Daniela, Marília
Nenhum comentário:
Postar um comentário