segunda-feira, 27 de abril de 2015

BERÇÁRIO I-

Cuidar e educar são ações que se complementam para promover um crescimento 
saudável. O desenvolvimento das crianças na Educação Infantil depende das 
oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo mundo que as cerca. O momento 
do soninho ou da alimentação pode ser tão rico quanto o de uma atividade de artes
plásticas. Uma alimentação saudável é a base do bem estar da criança e o seu bem 
estar é a sua felicidade.

Profes Charlise e Danieli.


Nossas fofuras.



A soneca faz bem a saúde.




















Fazendo a sopa.

O que vamos colocar na sopa?

Nossa turminha é esperta!
Adora participar mexendo a sopa, colocando os ingredientes.

Profes Charlise e Danieli.































A construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações sociais. 
Ora as crianças imitam o outro, ora diferenciam-se dele. Para ajudar os
 bebês nesse processo, é criado situações nas quais eles se comuniquem 
e expressem desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades.
 Brincadeiras feitas em frente do espelho ajudam a criança a reconhecer suas
 características físicas. Já o desenvolvimento da auto-estima se dá conforme
 a criança incorpora a afeição que os outros têm por ela e a confiança da qual é alvo.

Profes Charlise e Danieli.



















ATIVIDADE DE TEXTURA COM SAGU.

Profes Charlise e Danieli.









































UTILIZANDO OS SENTIDOS: CORES, FORMAS, SABORES, TEXTURAS, 
ODORES E SONS.

“Utilizando os sentidos”, tema que está sendo trabalhado com alunos dos berçários, 
foi escolhido por fazer parte do nosso universo. Foram selecionadas atividades 
que estimulassem o desenvolvimento das percepções sensoriais das crianças, 
na  medida em que os sentidos são trabalhados com essa faixa etária e que integra o 
cuidar-educar-brincar.
Nesta fase, a criança está sempre à procura das descobertas e explorando o 
seu ambiente. Já nos primeiros meses de vida, a criança vive imersa em 
impressões sensoriais: frio, calor, fome, dor, entre outros.
De acordo com as etapas do desenvolvimento, ela reconhece e compreende 
o que está ao seu redor, fazendo uso dos cinco sentidos: paladar, olfato, 
visão, tato e audição, onde as vivências ajudam a entende melhor a 
importância de cada sentido e como eles interagem com o meio e como 
forma de auto-conhecimento e conhecimento de mundo.
Entendemos que as crianças interagem com o meio por meio de um sistema
 integrado composto por múltiplas linguagens, o que permite a ela apropriar-se 
do mundo. Uma das formas privilegiadas para a criança pequena comunicar-se
 com o mundo é através dos sentidos. Nesse espaço de interlocução com o
 mundo, quando vivencia, brinca, manuseia, fala, acreditamos que o mundo faz 
sentido para elas. A relação parceria educador-criança e este enquanto mediador
 do conhecimento, é a forma privilegiada como meio de comunicação e ao mesmo
 tempo específica. Assim acreditamos que é desta forma que há compreensão. 
É por meio dessa linguagem corporal e expressiva que essa compreensão pode 
acontecer.Logo, inicia explorações: agarra objetos, coloca objetos na boca, 
procura sons e objetos ao seu redor; descobre o  tamanho, a forma, a textura e 
o peso de tudo que está a sua volta. .

                                                                                  PROFES: CARINA, DANIELI.


















Os preparativos para o Dia das Mães começaram:

SEMANA DAS MAMÃES....
O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para se 
trabalhar, não há aquela criança que não fique 
empolgada quando fala da mamãe. Sensibilizar os
 alunos sobre a importância de comemorarmos o 
dia das mães. Desenvolver a criatividades dos pequenos.........

ATIVIDADES
Confeccionar lembranças e cartões para presentear às mães.
Colagem: (recortes e colagem de figuras de revistas);
Historinhas;
Confecção de cartazes:
Poema;
Cantigas;
'Batatinha quando nasce
se esparrama pelo chão.
Mamãezinha quando dorme
põe a mão no coração."












As crianças prepararam muitas surpresas para suas mães.

Profes Charlise, Darlene e Danieli. 
















Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas,
 muitas histórias... 
Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, 
e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta
 e de compreensão do mundo...








Trabalhos com o tema frutas. 

                       "Em toda fruta aparece

                            A famosa vitamina

                         Que boa saúde oferece

                         Ao menino e a menina". 

Os alunos tiveram a oportunidade de saborear  e brincar com vários tipos de frutas durante a semana.

Profes Charlise e  Danieli.

































Conhecendo frutas:







O movimento estimula o deslocamento no espaço e explora diferentes posturas corporais,além de descobrir seu corpo através de cada movimento feito. O rolar é uma das primeiras formas de deslocamento global.  É um movimento que requer a integração da musculatura das diversas partes do corpo.

Professora Gabriela Hollerwerger










                                                                                      



Durante a infância estimular os sentidos é fundamental para garantir o desenvolvimento motor dos pequenos.

Profes Charlise e Jordana.
















                                                                            
Nossa turminha adora ouvir histórias, olhar os livrinhos e assistir filminhos.
O que aprendemos?
- Desenvolver a linguagem oral e comunicação;
- Interação com o outro;
- Desenvolver o gosto por histórias, estimular a imaginação, o lúdico e o faz de conta;
- Estimular a emissão de sons, balbucios e palavra cantada, músicas e imitando os personagens das histórias;
- Desenvolver a percepção visual e auditiva.

Profes Charlise e Jordana.










                       

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário