Cuidar e educar são ações que se complementam para promover um crescimento
saudável. O desenvolvimento das crianças na Educação Infantil depende das
oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo mundo que as cerca. O momento
do soninho ou da alimentação pode ser tão rico quanto o de uma atividade de artes
plásticas. Uma alimentação saudável é a base do bem estar da criança e o seu bem
estar é a sua felicidade.
Profes Charlise e Danieli.
Nossas fofuras.
A soneca faz bem a saúde.
Fazendo a sopa.
O que vamos colocar na sopa?
Nossa turminha é esperta!
Adora participar mexendo a sopa, colocando os ingredientes.
Profes Charlise e Danieli.
A construção da identidade é gradativa e se dá por
meio das interações sociais.
Ora as crianças imitam o outro, ora diferenciam-se
dele. Para ajudar os
bebês nesse processo, é criado situações nas quais eles se
comuniquem
e expressem desejos, desagrados, necessidades, preferências e
vontades.
Brincadeiras feitas em frente do espelho ajudam a criança a
reconhecer suas
características físicas. Já o desenvolvimento da auto-estima se
dá conforme
a criança incorpora a afeição que os outros têm por ela e a confiança
da qual é alvo.
Profes Charlise e Danieli.
ATIVIDADE DE TEXTURA COM SAGU.
Profes Charlise e Danieli.
ODORES E SONS.
“Utilizando os
sentidos”, tema que está sendo trabalhado com alunos dos berçários,
foi escolhido por fazer
parte do nosso universo. Foram selecionadas atividades
que estimulassem o
desenvolvimento das percepções sensoriais das crianças,
na medida em que os
sentidos são trabalhados com essa faixa etária e que integra o
cuidar-educar-brincar.
Nesta fase, a criança
está sempre à procura das descobertas e explorando o
seu ambiente. Já nos primeiros
meses de vida, a criança vive imersa em
impressões sensoriais: frio, calor,
fome, dor, entre outros.
De acordo com as
etapas do desenvolvimento, ela reconhece e compreende
o que está ao seu redor,
fazendo uso dos cinco sentidos: paladar, olfato,
visão, tato e audição, onde as
vivências ajudam a entende melhor a
importância de cada sentido e como eles
interagem com o meio e como
forma de auto-conhecimento e conhecimento de mundo.
Entendemos que as
crianças interagem com o meio por meio de um sistema
integrado composto por
múltiplas linguagens, o que permite a ela apropriar-se
do mundo. Uma das formas
privilegiadas para a criança pequena comunicar-se
com o mundo é através dos
sentidos. Nesse espaço de interlocução com o
mundo, quando vivencia, brinca,
manuseia, fala, acreditamos que o mundo faz
sentido para elas. A relação parceria
educador-criança e este enquanto mediador
do conhecimento, é a forma
privilegiada como meio de comunicação e ao mesmo
tempo específica. Assim
acreditamos que é desta forma que há compreensão.
É por meio dessa linguagem
corporal e expressiva que essa compreensão pode
acontecer.Logo, inicia
explorações: agarra objetos, coloca objetos na boca,
procura sons e objetos ao
seu redor; descobre o tamanho, a forma, a textura e
o peso de tudo que está a
sua volta. .
Os preparativos para o Dia das Mães começaram:
SEMANA DAS MAMÃES....
O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso
para se
trabalhar, não há aquela criança que não fique
empolgada quando fala da
mamãe. Sensibilizar os
alunos sobre a importância de comemorarmos o
dia das mães.
Desenvolver a criatividades dos pequenos.........
ATIVIDADES
Confeccionar lembranças e cartões para
presentear às mães.
Colagem: (recortes e colagem de figuras de
revistas);
Historinhas;
Confecção de cartazes:
Poema;
Cantigas;
'Batatinha quando
nasce
se esparrama pelo
chão.
Mamãezinha quando
dorme
põe a mão no
coração."
Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas,
muitas histórias...
Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor,
e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta
e de compreensão do mundo...
Cuidar e educar são ações que se complementam para promover um crescimento
saudável. O desenvolvimento das crianças na Educação Infantil depende das
oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo mundo que as cerca. O momento
do soninho ou da alimentação pode ser tão rico quanto o de uma atividade de artes
plásticas. Uma alimentação saudável é a base do bem estar da criança e o seu bem
estar é a sua felicidade.
Profes Charlise e Danieli.
Nossas fofuras.
Fazendo a sopa.
O que vamos colocar na sopa?
Nossa turminha é esperta!
Adora participar mexendo a sopa, colocando os ingredientes.
Profes Charlise e Danieli.
Ora as crianças imitam o outro, ora diferenciam-se
dele. Para ajudar os
bebês nesse processo, é criado situações nas quais eles se
comuniquem
e expressem desejos, desagrados, necessidades, preferências e
vontades.
Brincadeiras feitas em frente do espelho ajudam a criança a
reconhecer suas
características físicas. Já o desenvolvimento da auto-estima se
dá conforme
a criança incorpora a afeição que os outros têm por ela e a confiança
da qual é alvo.
Profes Charlise e Danieli.
Profes Charlise e Danieli.
ODORES E SONS.
“Utilizando os
sentidos”, tema que está sendo trabalhado com alunos dos berçários,
foi escolhido por fazer
parte do nosso universo. Foram selecionadas atividades
que estimulassem o
desenvolvimento das percepções sensoriais das crianças,
na medida em que os sentidos são trabalhados com essa faixa etária e que integra o
na medida em que os sentidos são trabalhados com essa faixa etária e que integra o
cuidar-educar-brincar.
Nesta fase, a criança
está sempre à procura das descobertas e explorando o
seu ambiente. Já nos primeiros
meses de vida, a criança vive imersa em
impressões sensoriais: frio, calor,
fome, dor, entre outros.
De acordo com as
etapas do desenvolvimento, ela reconhece e compreende
o que está ao seu redor,
fazendo uso dos cinco sentidos: paladar, olfato,
visão, tato e audição, onde as
vivências ajudam a entende melhor a
importância de cada sentido e como eles
interagem com o meio e como
forma de auto-conhecimento e conhecimento de mundo.
Entendemos que as
crianças interagem com o meio por meio de um sistema
integrado composto por
múltiplas linguagens, o que permite a ela apropriar-se
do mundo. Uma das formas
privilegiadas para a criança pequena comunicar-se
com o mundo é através dos
sentidos. Nesse espaço de interlocução com o
mundo, quando vivencia, brinca,
manuseia, fala, acreditamos que o mundo faz
sentido para elas. A relação parceria
educador-criança e este enquanto mediador
do conhecimento, é a forma
privilegiada como meio de comunicação e ao mesmo
tempo específica. Assim
acreditamos que é desta forma que há compreensão.
É por meio dessa linguagem
corporal e expressiva que essa compreensão pode
acontecer.Logo, inicia
explorações: agarra objetos, coloca objetos na boca,
procura sons e objetos ao
seu redor; descobre o tamanho, a forma, a textura e
o peso de tudo que está a
sua volta. .
Os preparativos para o Dia das Mães começaram:
SEMANA DAS MAMÃES....
O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso
para se
trabalhar, não há aquela criança que não fique
empolgada quando fala da mamãe. Sensibilizar os
alunos sobre a importância de comemorarmos o
dia das mães. Desenvolver a criatividades dos pequenos.........
trabalhar, não há aquela criança que não fique
empolgada quando fala da mamãe. Sensibilizar os
alunos sobre a importância de comemorarmos o
dia das mães. Desenvolver a criatividades dos pequenos.........
ATIVIDADES
Confeccionar lembranças e cartões para
presentear às mães.
Colagem: (recortes e colagem de figuras de
revistas);
Historinhas;
Confecção de cartazes:
Poema;
Cantigas;
'Batatinha quando
nasce
se esparrama pelo
chão.
Mamãezinha quando
dorme
põe a mão no
coração."
Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas,
muitas histórias...
Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor,
e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta
e de compreensão do mundo...
Trabalhos com o tema frutas.
"Em toda fruta aparece
A famosa vitamina
Que boa saúde oferece
Ao menino e a menina".
Os alunos tiveram a oportunidade de saborear e brincar com vários tipos de frutas durante a semana.
Profes Charlise e Danieli.
Conhecendo frutas:
Profes Charlise e Danieli.
Conhecendo frutas:
Professora Gabriela Hollerwerger
Durante a infância estimular os sentidos é fundamental para garantir o desenvolvimento motor dos pequenos.
Profes Charlise e Jordana.
O que aprendemos?
- Desenvolver a linguagem oral e comunicação;
- Interação com o outro;
- Desenvolver o gosto por histórias, estimular a imaginação, o lúdico e o faz de conta;
- Estimular a emissão de sons, balbucios e palavra cantada, músicas e imitando os personagens das histórias;
- Desenvolver a percepção visual e auditiva.
Profes Charlise e Jordana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário