terça-feira, 7 de abril de 2015

TRABALHOS DOS MATERNAIS


Na aula do Brincar a Professora Iderli dramatizou a história : DE BEM COM A VIDA:
Filó, uma joaninha muito vaidosa, arrumou--se toda para visitar sua tia, 
mas parece que todos os bichos da floresta tiraram o dia para dar palpites
 sobre sua roupa... Filó fica triste e cansada, mas a tia Matilde vai lhe
 ensinar a ficar de bem com a vida. Uma reflexão interessante 
é provocada pelas atitudes dos personagens dessa divertida narrativa...





Com o objetivo de:  

 *Criar hábitos de leitura, 

* Divertir-se com o faz de conta;

* Enriquecer o imaginário;

*Reconhecer o sabor de diversas frutas.

 Os alunos dos Maternais viajaram no mundo da imaginação com a historia do Ratinho...

Após a degustação dos morangos, confeccionaram as máscaras.

O Ratinho, o Morango Vermelho Maduro e o Grande Urso Esfomeado:

  • Autor: Audrey Wood
  • Ilustrador: Don Wood
  • Tradutor: Gilda de Aquino
  • Tema: Ética / Leitor personagem / Animais / Astúcia / Medo / Amizade

  •  Os personagens desse livro são o narrador que fica conversando com o ratinho enquanto ficamos sabendo da história do tal morango vermelho maduro e do grande urso esfomeado. O ratinho achou um morango vermelho maduro, ele quer o morango pra ele, mas ele não sabia que tinha o grande urso esfomeado atrás de qualquer morango vermelho maduro, o narrador explica pra ele que não importa o que o ratinho faça o urso vai sentir o cheiro do morango vermelho maduro. Mas aí o narrador dá uma ideia ao ratinho, a única ideia capaz de fazer com que o grande urso esfomeado não coma o morango vermelho maduro! E o grande final eu não vou contar, pergunte para o seu filho (a) do maternal que ele vai saber contar!  Mas é isso, a história é fofa, o narrador esperto, e as ilustrações muito bonitas!! Lógico que recomendo a leitura para crianças, mas nada impede dos senhores pais também lerem.










CORPO E OS SENTIDOS:

O meio em que vivemos não é apenas para ser visto, mas para ser tocado, cheirado, ouvido e degustado. E a Escola é um dos ambientes em que a criança pode ter essas percepções de como explorar o mundo por meio do corpo e dos cinco sentido. E foi isso que as crianças do Maternal I vespertino fizeram com o Projeto " Corpo e os Sentidos". Elas tiveram contato com várias texturas, lisas ásperas macias ou duras..  






Passearam com binóculos pela creche, observando o ambiente e explorando a visão de forma divertida.





Brincaram com diversos instrumentos musicais, percebendo a diferença dos sons. 





Provaram o doce do açúcar, o sal, momento que causou muitas risadas.
Sentiram cheiros gostosos de perfume, creme, sabonete, mas entenderam também que existem cheirinhos  não tão gostosos como o chulé.




                                                                                            Professora Raquel e Gladis

Nenhum comentário:

Postar um comentário