PERÍODO
DE ADAPTAÇÃO
Na primeira semana é realizado o período de
adaptação da criança, para que a mesma se integre com os espaços, o ambiente,
os profissionais e os colegas.
O ingresso da criança na escola gera
ansiedade e expectativa. As reações variam, algumas crianças podem apresentar
comportamentos diferentes daqueles que normalmente tem, como alterações de
apetite, sono agitado, choro frequente, febre, vômito, não brinca não fala,
fica insegura e assustada, se isola, pode voltar a fazer xixi na calça e criar
dependência de um brinquedo, chupeta, paninho ou pessoa adulta.
O choro da criança, durante esse período, parece
ser o fator de maior preocupação de todos os envolvidos. Por isso deve ser dada
uma atenção especial a ela, pegando-a no colo ou sugerindo-lhes atividades
interessantes.
A maneira como a família vê a entrada da
criança na escola tem influência marcante nas suas reações e emoções durante o
processo inicial. É importante salientar que a ansiedade dos pais diminui na
medida em que a confiança na escola aumenta.
O período de adaptação varia de criança
para criança, é único e deve ser avaliado individualmente, com troca de
informações diárias. A separação é algo doloroso, tanto para a criança, como
para os pais, mas é muito importante, pois faz parte do desenvolvimento e da
construção da autonomia e da independência da criança.
Importante: nunca sair escondido(a) da
criança. Despedir-se naturalmente e incentivar a criança a ficar com os
professores, é requisito básico para que ela crie um laço afetivo com os
profissionais que ficarão com ela na escola.
Para que haja uma boa adaptação, os pais
precisam estar seguros em uma decisão de deixar os filhos na instituição,
conhecer o espaço da creche, os profissionais, que nela trabalham, a proposta
pedagógica e ter um contato direto e permanente com os profissionais para
esclarecer dúvidas e acompanhar o crescimento do filho.
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