sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Período de adaptação

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

Na primeira semana é realizado o período de adaptação da criança, para que a mesma se integre com os espaços, o ambiente, os profissionais e os colegas.
O ingresso da criança na escola gera ansiedade e expectativa. As reações variam, algumas crianças podem apresentar comportamentos diferentes daqueles que normalmente tem, como alterações de apetite, sono agitado, choro frequente, febre, vômito, não brinca não fala, fica insegura e assustada, se isola, pode voltar a fazer xixi na calça e criar dependência de um brinquedo, chupeta, paninho ou pessoa adulta.
O choro da criança, durante esse período, parece ser o fator de maior preocupação de todos os envolvidos. Por isso deve ser dada uma atenção especial a ela, pegando-a no colo ou sugerindo-lhes atividades interessantes.
A maneira como a família vê a entrada da criança na escola tem influência marcante nas suas reações e emoções durante o processo inicial. É importante salientar que a ansiedade dos pais diminui na medida em que a confiança na escola aumenta.
O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente, com troca de informações diárias. A separação é algo doloroso, tanto para a criança, como para os pais, mas é muito importante, pois faz parte do desenvolvimento e da construção da autonomia e da independência da criança.
Importante: nunca sair escondido(a) da criança. Despedir-se naturalmente e incentivar a criança a ficar com os professores, é requisito básico para que ela crie um laço afetivo com os profissionais que ficarão com ela na escola.

Para que haja uma boa adaptação, os pais precisam estar seguros em uma decisão de deixar os filhos na instituição, conhecer o espaço da creche, os profissionais, que nela trabalham, a proposta pedagógica e ter um contato direto e permanente com os profissionais para esclarecer dúvidas e acompanhar o crescimento do filho.

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