quarta-feira, 21 de maio de 2014

PROJETO “CORPO E HIGIENE”dos maternais M-V


Com o objetivo de desenvolver as diferentes funções do corpo humano estimulando através de atividades físicas e motoras a atenção, percepção, a linguagem oral e a escrita, a coordenação, a lateralidade, criatividade, etc.
ATIVIDADES RELACIONADAS AO PROJETO:
• Rodinhas com músicas sobre corpo humano;
• Conversas informais enfatizando o tipo de cor de olhos, cabelos, pele.
• Indagar sobre as partes do corpo (onde fica tal parte?), etc;
• Utilizar o espelho para a importância da percepção do seu EU.
• Medir o tamanho, da criança, dos seus pés e pesar da turma e expor o resultado na sala.
• Elaborar frases/textos sobre o corpo humano;
• Escolha de um menino/menina para fazer o contorno do corpo em folha de papel Kraft (as crianças ajudarão a enfeitar o coleguinha com olhos, nariz, boca, nomeando, observando o tem etc);
•Leitura de histórias;
• Cada criança pode fazer um desenho de si mesma;
• Fazer vários pezinhos para que as crianças “pisem” no caminho feito pela professora com o objetivo de aprimorarem a coordenação motora e o equilíbrio;
• Desenhar o contorno das mãozinhas;
• Historinhas com dedoches (cujo objetivo é melhorar a articulação das mãos e dedos para as atividades com lápis, tesouras, amassar papéis,etc);
• Confecção de gráficos para altura, peso e tamanho dos pés ;
•Confecção de boneco;









Com a história " os 10 amigos" eles aprenderam as diferentes partes do corpo como personagens, de forma criativa e bem-humorada. Nesta história cada um dos cinco dedos da mão tem um nome e um apelido engraçado para contar. Quando as duas mãos se juntam num fraterno encontro, os dez bons amiguinhos fazem uma grande descoberta. 










             Os hábitos de higiene por parte da criança são adquiridos ao longo do seu processo de desenvolvimento, por isso são os pais e os professores que têm esse papel fundamental para que a criança consiga interiorizar a importância desses hábitos. Só a partir dos 6 anos, é que a criança está madura o suficiente para ser responsável pela sua higiene pessoal.
A higiene pessoal da criança inclui: tomar banho, limpar os ouvidos, pentear o cabelo e lavar os dentes. Cada um destes comportamentos tem a sua importância ao nível da saúde da criança e também ao nível da integração social desta.

           Em sala de aula os alunos do maternal matutino e vespertino deram banho numa boneca  e observaram as partes do corpo, como lavar  e cuidar do seu corpo.













Nenhum comentário:

Postar um comentário