quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PROJETO DE LEITURA: “DESCOBRINDO A MAGIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS”

PROJETO DE LEITURA
“DESCOBRINDO A MAGIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS”

         Conforme os estudos e pela nossa experiência com crianças menores, bebês a maternais, percebemos o grande interesse que as crianças tem dessa faixa etária por histórias infantis, principalmente das que tenham animais, lobos como personagens. Percebe-se na hora da contação o quanto interessam-se, demonstrando curiosidade e fascínio em imitar os personagens,querem tocar , folhear os livros, observando principalmente as gravuras de animais. 
        Nesta faixa etária, os bebês adquirem muitas conquistas: caminhar, correr, balbuciar, falar as primeiras palavrinhas, ter mais autonomia, tudo isso em um espaço curto de tempo e as histórias contribuem muito neste desenvolvimento. Ela é um excelente instrumento para desenvolver a audição, a fala e a expressão corporal e representa uma fonte rica em estímulos.
“... como é importante para a formação de qualquer criança ouvir histórias, muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser um leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...” (ABRAMOVICH 2008).
      
       Toda semana uma professora trabalha um gênero textual, para  desenvolver a fantasia, imaginação e a interpretação das crianças.







Até animal vivo veio para a contação de história.






Os momentos lúdicos com as crianças são peças fundamentais para proporcionar conhecimentos. Foi através destes momentos que os alunos do Maternal I vespertino da professora Andréia  ouviram a história: O BICHINHO DA MAÇÃ, do autor Ziraldo, onde puderam  explorar de onde vem os alimentos que consumimos, sua cor, forma e tamanho etc...



       Também, desde o dia 12 de novembro estamos com o caderno e o livro viajante, onde as crianças levam para casa um livro e os pais lêem para eles. Depois fazem um relato no caderno viajante de como foi a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário