sexta-feira, 22 de novembro de 2013

ETAPAS IMPORTANTES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL:

 Com 05 meses de idade a criança: 

· Quando sentado mantêm a cabeça ereta e firme.
· Se sentado, apanha objetos
· Reconhece as pessoas.
· Pode estranhar estranhos.
· Sorri ao se ver no espelho.
· Emite gritos.
· Preensão precária. 


Com 06 meses de idade a criança : 

· Permanece sentado com o tronco ereto, se tiver apoio.
· Gosta de balançar objetos.
· Agarra objetos com as mãos.
· Gosta de olhar no espelho.
· Estende os braços para os pais e pessoas que gosta.
· Quando deitado segura os pés e brinca com os dedos levando à boca. 


 Com 09 meses de idade a criança: 

· Pode começar a engatinhar.
· Senta-se firme sem apoiar.
· Explora e manipula objetos.
· Vocaliza sílabas repetidas.
· Troca sorrisos, atende ao seu nome e ao não.
· Leva à boca e morde tudo que apanha.
· Mantêm-se em pé apoiado.
· Come bolacha; segura a mamadeira. 

Com 11 meses de idade a criança: 

. Engatinha
· Anda com ajuda.
· Pronuncia uma ou outra palavra.
· Compreende o som de algumas palavras.
· Repete palavras.
· Estende o brinquedo para outra pessoa, em geral sem soltar.
· Bebe um pouco de água já da xícara. 

Com 12 a 15 meses de idade a criança: 



· Começa a andar sozinho.
· Anda cambaleante.
· Gosta de atividades, de andar.
· Coopera ao vestir.
· Reconhece o nome de pessoas conhecidas.
· Quando se vê no espelho, vocaliza.
· Brinca sozinho e já tem objetos favoritos.
· Repete algumas palavras.
· Fica de pé sozinha.
. Dá alguns passos sozinhos, com todas as articulações flexionadas, sem direção definida.
. Vai da posição deitada à de pé, sem apoio.
· Solta facilmente.
. Come sozinho, mas desperdiça boa quantidade.
. Preensão palmar cruzada.
· Constância formal.
· Constrói torres de dois blocos (cubos de 2,5 cm).
· Para de levar as coisas à boca.
· Primeira palavra pronunciada corretamente.
. Não baba mais.
· Reage ao seu próprio nome.
. Compreende que todas as coisas e todas a pessoas têm nomes.
· Estende as pernas quando está sendo vestida.
· Emprega a mão dominante com mais frequência.


 Com 15 a 18 meses de idade a criança:


· Caminha bem sozinho.
· Começa a correr, cambaleante.
· Senta-se sozinho em cadeira infantil.
· Sobe e desce com ajuda, ou se engatinhando.
· Tem mímica muito expressiva.
· Esforça-se para chutar a bola.
· Desenha um traço.
· Vira folhas do livro: 2 ou 3 por vez.
· Gosta de puxar e empurrar brinquedos.
· Constrói uma torre com três cubos.
· Pronuncia cerca de dez palavras e indica desejos nomeando objetos.
· Mostra o nariz, os olhos, o cabelo.
· Imita varrer, ler jornal.
· Compreende ordens e pedidos simples.
· Pode iniciar uso do piniquinho.
· Começa a testar os limites que lhe são impostos.
. Sobe escadas.
· Caminha com os pés separados.
· Bebe na caneca sozinha.
· Frases de uma palavra.
· Localiza rapidamente os sons.
. Compreende algumas frases simples.
· Compreende onde a bola foi quando ela rola para fora de seu campo visual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário