· Quando
sentado mantêm a cabeça ereta e firme.
· Se
sentado, apanha objetos
·
Reconhece as pessoas.
· Pode
estranhar estranhos.
· Sorri
ao se ver no espelho.
· Emite
gritos.
·
Preensão precária.
·
Permanece sentado com o tronco ereto, se tiver apoio.
· Gosta
de balançar objetos.
· Agarra
objetos com as mãos.
· Gosta
de olhar no espelho.
· Estende
os braços para os pais e pessoas que gosta.
· Quando
deitado segura os pés e brinca com os dedos levando à boca.
· Pode
começar a engatinhar.
·
Senta-se firme sem apoiar.
· Explora
e manipula objetos.
·
Vocaliza sílabas repetidas.
· Troca
sorrisos, atende ao seu nome e ao não.
· Leva à
boca e morde tudo que apanha.
·
Mantêm-se em pé apoiado.
· Come
bolacha; segura a mamadeira.
. Engatinha
· Anda
com ajuda.
·
Pronuncia uma ou outra palavra.
·
Compreende o som de algumas palavras.
· Repete
palavras.
· Estende
o brinquedo para outra pessoa, em geral sem soltar.
· Bebe um
pouco de água já da xícara.
· Começa
a andar sozinho.
· Anda
cambaleante.
· Gosta
de atividades, de andar.
· Coopera
ao vestir.
·
Reconhece o nome de pessoas conhecidas.
· Quando
se vê no espelho, vocaliza.
· Brinca
sozinho e já tem objetos favoritos.
· Repete
algumas palavras.
· Fica de
pé sozinha.
. Dá
alguns passos sozinhos, com todas as articulações flexionadas, sem direção
definida.
. Vai da
posição deitada à de pé, sem apoio.
· Solta
facilmente.
. Come
sozinho, mas desperdiça boa quantidade.
.
Preensão palmar cruzada.
·
Constância formal.
·
Constrói torres de dois blocos (cubos de 2,5 cm).
· Para de
levar as coisas à boca.
·
Primeira palavra pronunciada corretamente.
. Não
baba mais.
· Reage
ao seu próprio nome.
.
Compreende que todas as coisas e todas a pessoas têm nomes.
· Estende
as pernas quando está sendo vestida.
· Emprega
a mão dominante com mais frequência.
· Caminha
bem sozinho.
· Começa
a correr, cambaleante.
·
Senta-se sozinho em cadeira infantil.
· Sobe e
desce com ajuda, ou se engatinhando.
· Tem
mímica muito expressiva.
·
Esforça-se para chutar a bola.
· Desenha
um traço.
· Vira
folhas do livro: 2 ou 3 por vez.
· Gosta
de puxar e empurrar brinquedos.
·
Constrói uma torre com três cubos.
·
Pronuncia cerca de dez palavras e indica desejos nomeando objetos.
· Mostra
o nariz, os olhos, o cabelo.
· Imita
varrer, ler jornal.
·
Compreende ordens e pedidos simples.
· Pode
iniciar uso do piniquinho.
· Começa
a testar os limites que lhe são impostos.
. Sobe
escadas.
· Caminha
com os pés separados.
· Bebe na
caneca sozinha.
· Frases
de uma palavra.
·
Localiza rapidamente os sons.
.
Compreende algumas frases simples.
·
Compreende onde a bola foi quando ela rola para fora de seu campo visual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário